A história da Tiffany & Co teve inicio no dia 18 de setembro de 1837, quando os jovens Charles Lewis Tiffany e John B. Young, com um investimento inicial de US$ 1 mil para investir em um negócio em New York, tinham a proposta de estabelecer um comércio de artigos de luxo e papelaria para casa, mas este antigo sonho acabou se tornando uma joalheria mundialmente famosa por seus artigos de luxo.
Terceira maior joalheria do mundo, a Tiffany & Co possui uma ampla linha de produtos vendidos em suas lojas, como relógios, artigos de prata, vidros, porcelana, talheres diversos e acessórios de moda. Mas o item de destaque é a Tiffany Lamp, criado pelo Designer Louis Comfort Tiffany por volta de 1895. Ele é composto por diferentes tonalidades de cor do vidro Favrile, que ao ser fundido com óxidos metálicos absorvidos pelo vidro criam um efeito único e luxuoso. Na fabricação, utiliza-se técnicas que envolve a peça em uma fita de cobre para ficar entranhada e soldada entre si .
Deste modo, um simples abajur deixa de ser só mais um objeto de decoração. Através das talentosas e habilidosas mãos de Charles Lewis Tiffany, fundador da famosa joalheria Tiffany & Co, eles se transformaram em um clássico presente em diversos projetos contemporâneos, conferindo elegância e sofisticação. Charles percebeu que a fundição de diferentes vidros poderia resultar em algo para ser admirado por seus consumidores, e o resultado segue atual até hoje.
Fontes adapatada: casodesucesso.com; mundodasmarcas; abrael e tiffany.com.