Quem passeia pela orla carioca, especificamente no bairro do Leme, na Zona Sul, vai se deparar com uma nova personagem instalada à beira-mar. Uma, não: duas, na verdade. Clarice Lispector, a escritora ucraniana naturalizada brasileira, e o seu cão Ulisses, fiel companheiro, tornaram-se uma belíssima estátua executada pelo artista plástico Edgar Duvivier, e repousa no Caminho dos Pescadores Ted Boy Marinho, com sua expressão tranquila, infalível e elegante.
A escritora foi moradora do Leme durante 12 anos. A ideia de homenageá-la neste bairro surgiu da professora de literatura Teresa Monteiro, biógrafa de Clarice, e contou com o apoio de pessoas como a atriz Beth Goulart, que representou a escritora no teatro, e Edgar Duvivier, que fez 40 mini esculturas de Clarice, vendidas para custear a obra principal. No meio do caminho, porém, não havia uma pedra, mas ladrões: 11 mini esculturas foram furtadas de uma marmoraria em São Cristovão, mas isso não foi impedimento para o trabalho seguir adiante.
Clarice e Ulisses juntaram-se a Tom Jobim, Dorival Caymmi, Carlos Drummond de Andrade e outros nomes da cultura brasileira, que foram homenageados com estátuas no litoral carioca. Turistas e moradores já podem ver a obra desde domingo, 15 de maio de 2016, quando foi inaugurada. A cultura brasileira, sobretudo, agradece.
Fotos: Nando Chagas
Foto: Edgar Duvivier
Foto: Divulgação