Akira Cravo nasceu em 1991, em Salvador-Ba. Foi estimulado desde criança com o universo criativo da família, tanto por seu pai, o artista plástico e fotógrafo, Mario Cravo Neto, quanto por sua mãe, a artista plástica Angela Cunha, que pinta, cria objetos e manuseia o barro. Em 2008, com dezesseis anos, começa a interessar-se por fotografia. Com a primeira máquina fotográfica, inicialmente utilizando-se da função macro, faz fotografias da natureza e abstratas, entusiasmado e contando com o apoio do pai que sempre o motivava.
Em 2009, após o sofrimento e o difícil período da perda prematura do pai, surge a busca de um objetivo, uma razão maior que dê continuidade à própria vida – a fotografia. Intuitivamente foca o olhar na interação do homem com a natureza. Encontra nas ruas da Bahia e no seu povo a motivação para seu trabalho. Em 2010, diversifica o interesse e passa a estudar e trabalhar com escultura em argila, no ateliê da ceramista Dalva Bonfim.
Em 2011, frequenta o Espaço Cravo com o intuito de enriquecer seu conhecimento técnico, tendo como mestre seu avô, o escultor Mario Cravo Junior. Em 2012, volta-se para o trabalho em fotografia de arte e resolve interagir nos locais mais populares e ativos da cidade, a Feira de São Joaquim e as festas de largo da cidade de Salvador. O interesse crescente leva-o a fotografar a Festa de Santo Amaro da Purificação, mais conhecida como Bembé. Em 2013, passa a morar em São Paulo, onde viveu e trabalhou durante 6 meses com os fotógrafos Jr Duran e Araquém Alcântara. Em 2014 e 2015, viajou a Bom Jesus da Lapa para fotografar a Romaria. Ainda em 2015 fez Workshop com o fotografo Walter Firmo no intuito de conhecer a festa do Bumba meu Boi em São Luís do Maranhão e a romaria do Padre Cícero em Juazeiro do Norte, Ceará.
Akira Cravo é um dos fotógrafos baianos, um jovem talento promissor, representados por Geo Rochha.
Fonte adaptada: http://www.akiracravo.com.br/